Comitê participa do IV Encontro da Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná

Comitê participa do IV Encontro da Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná
blank
In Notícias

blank

A Rede Puxirão de Povos e Comunidades Tradicionais foi criada em 2008 durante o I Encontro Regional dos Povos e Comunidades Tradicionais, ocorrido em Guarapuava, no Paraná. Participam da Rede Puxirão diversas identidades, como povos indígenas, faxinalenses, quilombolas, benzedeiras e benzedores, pescadoras e pescadores artesanais, caiçaras, ilhéus e cipozeiras e cipozeiros.

O IV Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná ocorreu nos dias 29 de novembro a 01 de dezembro de 2019 em Matinhos, no Campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tendo como foco a análise das tensões e interações nos espaços políticos do Estado. O encontro foi uma proposição da Rede Puxirão com apoio da UFPR, do curso de Licenciatura em Educação do Campo e Ciências da Natureza (LECAMPO), do Instituto Federal do Paraná campus Paranaguá – IFPR, da Defensoria Pública do Estado (DPE) e da Defensoria Pública da União (DPU). Contou com a assessoria de Roberto Martins de Souza, Marcelo Cunha Varella e Letícia Ayumi Duarte, integrantes do Núcleo de Defesa dos Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais – NUPOVOS/ IFPR, e com a assessoria dos defensores públicos Wisley Rodrigo dos Santos do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH/DPE) e Marcelo Lucena Diniz da DPU. Participaram do Encontro, Fernando Aristimunho (Pecuarista Familiar e integrante da FLD) e Rosecler Winter (Povo Cigano), ambos integrantes do Grupo Gestor do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.

O IV Encontro da Rede Puxirão tratou dos instrumentos de defesa de direito e de território com base na Convenção 169 da OIT – Organização Internacional do Trabalho, além de abordar o direito à educação de Povos e Comunidades Tradicionais e instrumentos baseados no Decreto 6040 de 2007 (que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais).

Roberto Martins de Souza, integrante do NUPOVOS/IFPR, também esteve recentemente assessorando uma formação sobre direitos étnicos e territoriais durante o II Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, nos dias 8 a 10 de novembro, em Rio Grande-RS. A aproximação entre redes e articulações de Povos e Comunidades Tradicionais do sul do Brasil é fundamental para ampliar e fortalecer a resistência e a defesa de direitos.