Pescadores e pescadoras aprovam primeiro Plano Nacional da Pesca Artesanal
O Plano respeita a pluralidade dos povos da pesca artesanal, sejam eles: jangadeiros; marisqueiras; vazanteiros; caiçaras; extrativistas; ribeirinhos; juventude pesqueira; pescadoras e pescadoras quilombolas; pescadoras e pescadoras indígenas e as demais formas tradicionais de pesca artesanal.
Inscrições abertas para o Seminário “Territórios não demarcados: o que fazer?”
A atividade será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, com possibilidade de participação presencial ou online, com transmissão pelo YouTube.
A rua, a praia e a mata são espaços sagrados para o Povo de Terreiro
Evento aborda a relação entre os Terreiros e o Meio Ambiente em Uruguaiana, RS
V COEPIR aprova 15 diretrizes de políticas para a promoção da igualdade étnico-racial no RS
A Conferência do RS encerrou a rodada de debates pelo Brasil rumo à etapa nacional, que vai acontecer, em Brasília, entre os dias 15 e 19 de setembro.
Quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro!
Encontro fortalece a defesa dos direitos étnicos e coletivos do Kilombo São Miguel dos Pretos
Bioma Pampa amplia representatividade na 2ª Oficina de construção do Plano Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais
Acreditando na importância da construção coletiva do Plano como instrumento de implementação da Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e na necessidade de uma maior participação de representações do Pampa neste processo, a delegação do bioma Pampa foi ampliada na 2ª Oficina, contando com cinco representantes.
Seminário Nacional de Sociobioeconomia tem representações do Pampa
Representações indígena, kilombola, cigana e de assentamento da reforma agrária, do bioma Pampa, tem participado do processo de construção do componente de sociobioeconomia que integrará o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio).
Feira com participação kilombola e sessões do filme “Sobreviventes do Pampa” integram o Festival Binacional de Enogastronomia
Em 2025 o Festival contou com duas sessões do filme “Sobreviventes do Pampa”, além da participação da Associação da Comunidade Kilombola Ibicuí da Armada, de Santana do Livramento, em espaço da Feira, onde estiveram afirmando e divulgando sua identidade, seus saberes e seus fazeres tradicionais.