Comitê contribui para elaboração do plano de manejo da ReBio Ibirapuitã

Comitê contribui para elaboração do plano de manejo da ReBio Ibirapuitã
blank
In Notícias

blank

No dia 08 de agosto aconteceu a primeira reunião técnica de elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC) Reserva Biológica (ReBio) do Ibirapuitã. A atividade foi realizada em Alegrete, no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Mariglei Dias de Lima, kilombola da comunidade Rincão da Chirca, que está na zona de amortecimento da ReBio, e Fernando Aristimunho, pecuarista familiar de Quaraí, ambos integrantes do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, participaram da reunião.

A reunião foi conduzida pelo Instituto Curicaca, organização contratada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a construção do Plano de Manejo daquela UC. A reunião teve como objetivo informar como acontecerá o processo de planejamento do Plano de Manejo e colher contribuições de instituições e comunidades locais, buscando entender o quanto a reserva é importante para as pessoas e atividades que acontecem no seu entorno.

Estiveram presentes também a gestora da ReBio Ibirapuitã, Danise Alves; a gestora da ReBio Banhado São Donato, Tanise da Silva e o gestor do Parque Estadual do Espinilho, Mauricio de Freitas, além de representantes de organizações ambientalistas, da Emater municipal e da Secretaria de Meio Ambiente de Alegrete.

A Reserva Biológica do Ibirapuitã foi criada em 1976 e tem 351,42 hectares, abrigando um importante ecossistema de vegetação nativa do bioma Pampa.