Processos de identificação de identidades no bioma Pampa são apresentados ao CERBMA/RS
No dia 14 de março, a representante do Povo Cigano no Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, Rosecler Winter, e a assessora programática da FLD, Juliana Mazurana, participaram da 206ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – CERBMA/RS, realizada no auditório da Escola de Educação Ambiental do Jardim Botânico/Fundação Zoobotânica (FZB).
Na ocasião foi apresentado o processo de constituição do Comitê, bem como o processo de identificação e visibilidade de diferentes identidades presentes no bioma, seus modos de vida e conflitos vividos frente o avanço do agronegócio, expansão imobiliária e todas as formas de desrespeito à vida. Este processo de identificação e visibilidade deu origem ao livro “Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa”, apresentado na reunião do CERBMA.
Assim como o bioma Pampa, a Mata Atlântica também está extremamente ameaçada. Os Povos e Comunidades Tradicionais da Mata Atlântica resistem frente à perda da biodiversidade e à perda de seus territórios tradicionais. “A participação na reunião foi importante para percebermos semelhanças e particularidades da sociodiversidade do Pampa e da Mata Atlântica” disse Rosecler.