Na semana do Dia do Pampa, Comitê participa de diversas ações em defesa do bioma

Na semana do Dia do Pampa, Comitê participa de diversas ações em defesa do bioma
blank
In Notícias
blank

Na semana em que se celebra o Dia do Bioma Pampa, 17 de dezembro, o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa participou de diversas ações de incidência pela visibilidade e defesa da sociobiodiversidade do bioma.

Ao enviar delegação para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Dubai (COP 28), o governo do Rio Grande do Sul apresenta o Pampa como liderança em sustentabilidade, por meio da agricultura verde e de energias renováveis, e a consequente mitigação de eventos climáticos. Mas nada foi dito sobre este ser o bioma que mais perde vegetação nativa no país e tem o menor percentual de áreas protegidas.

Enquanto os projetos desenvolvimentistas avançam sobre o bioma, comunidades indígenas seguem vivendo na beira de rodovias em barracas de lona e comunidades kilombolas sendo abastecidas por cestas básicas e caminhão pipa, porque nenhuma política efetiva de seguridade ao território e condições de vida boa é proposta para os povos e comunidades tradicionais do bioma Pampa.

Pela defesa do Pampa, seus povos se levantam

Para construir estratégias de luta pela Salvaguarda e Proteção dos nossos Territórios e dos nossos Conhecimentos Tradicionais, que são interdependentes da biodiversidade do bioma Pampa, entre os dias 12 a 15 de dezembro, em Florianópolis, integrantes do Comitê participaram da Oficina de Formação sobre a Lei 13.123/2015 (Lei da Biodiversidade), que trata da Repartição de Benefícios ao Conhecimento Tradicional Associado. Estiveram a Cigana Rose Winter, o Kilombola Daniel Roberto Soares, a Yalorixá Luli de Oxum e o Pecuarista Familiar Tradicional do Pampa Fernando Aristimunho.

É preciso entender os mecanismos que incentivam a bioeconomia e a exploração dos territórios e dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, tema que está na prioridade das políticas do governo, enquanto a regularização dos territórios das comunidades indígenas, kilombolas e de povos e comunidades tradicionais seguem ameaçados pelo marco temporal e pelo argumento da transição energética.

A formação foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Secretaria Nacional de Bioeconomia e do Departamento do Patrimônio Genético e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com participação de lideranças da Rede de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil. Essa foi a quinta oficina realizada na região Sul do Brasil, reunindo lideranças indígenas, kilombolas, de Povos e Comunidades Tradicionais, assentadas e assentados da reforma agrária e agricultoras e agricultores familiares.

No dia 15 de dezembro, foi realizada uma formação sobre Farmacopeia Popular, ministrada pela Articulação Pacari – Raizeiras do Cerrado. A farmacopeia popular pode ser um caminho para dar visibilidade e buscar a Salvaguarda dos saberes e Conhecimentos Tradicionais Associados às Ervas Medicinais, nos diversos territórios e ecossistemas preservados pelos usos e saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.

blank

Dando visibilidade aos saberes e aos produtos da Sociobiodiversidade dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, nos dias 11 a 15 de dezembro, a artesã kilombola Adriana da Silva Ferreira participou da Feira Nacional da Sociobiodiversidade, durante a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Brasília (DF), colocando o Pampa em evidência junto a expositoras e expositores de todos os estados do Brasil. Mãos que Trançam, Pés que Dançam e Vozes que Cantam dos diversos Povos e Comunidades Tradicionais que, pelos seus usos, protegem os diversos biomas do Brasil.

blank

Nunca mais um Brasil sem o Pampa

No dia do Pampa, 17 de dezembro, Gabrielle Ücker Thum, liderança jovem do Povo Pomerano, integrante da coordenação do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, esteve na 4° Conferência Nacional de Juventudes. Gabrielle também é conselheira suplente no Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, representando o povo pomerano e o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa. “Estamos fazendo história e temos muitas propostas e incidência de Povos e Comunidades Tradicionais. Essa conquista é nossa e temos muita chance de termos prioridades nacionais para nós povos e comunidades tradicionais”, afirmou.

blank

Rede da Pesca Artesanal do Pampa

Com o objetivo de criar a Rede da Pesca Artesanal do Pampa, colocando o Pampa como um território pesqueiro, entre os dias 13 a 15 de dezembro, a Associação dos Feirantes Pescadores Artesanais de Pelotas – AFPA-Pel, na Colônia Z3 em Pelotas (RS), realizou o 1° Encontro da Pesca Artesanal do Bioma Pampa.

O encontro teve apoio do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), e está dentro do planejamento das ações do Comitê. Uma agenda de encontros dos diferentes povos e comunidades tradicionais que compõem o Comitê terá sequência em 2024, buscando o fortalecimento, a defesa e o acesso aos direitos socioterritoriais das comunidades tradicionais do bioma Pampa.

blank