Três mulheres lideranças que integram o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, participaram, nos dias 15 e 16 de agosto, em Iperó (SP), da Oficina Sul e Sudeste para construção do Plano Nacional da Sociobioeconomia. A indígena Mbya Guarani Talcira Gomes, a cigana Rose Winter e a jovem kilombola Juliana Vijande, estiveram presentes na oficina que reuniu representantes de povos e comunidades tradicionais, da sociedade civil dos biomas Pampa, Mata Atlântica e ecossistemas Costeiro-marinho, além de representantes do Governo Federal.
As cinco oficinas regionais fazem parte dos “Diálogos da Sociobioeconomia”, um processo de construção colaborativa do Plano Nacional da Sociobioeconomia. O processo é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Após as oficinas regionais ocorrerá uma Oficina Nacional de consolidação.
O Plano visa à implementação da Estratégia Nacional de Bioeconomia (Decreto 12.044/2024) especialmente no que se refere ao objetivo de “II – promover as economias florestal e da sociobiodiversidade, a partir da identificação, da inovação e da valorização do seu potencial socioeconômico, ambiental e cultural, com a ampliação da participação nos mercados e na renda dos povos indígenas, das comunidades tradicionais e dos agricultores familiares“.
Fonte: https://www.gov.br/mma/pt-br/composicao/sbc/dialogos-do-plano-nacional-da-sociobioeconomia