O Programa Escola da Terra da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveu nos dias 19 e 20 de julho o 1º Seminário Escola da Terra, o 1º Encontro das Escolas do Campo do Pampa e o 1º Seminário do Tempo Comunidade da Educação do Campo. Os eventos, promovidos de forma simultânea, ocorreram no Campus Dom Pedrito.
O Escola da Terra é um programa do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido com universidades públicas e escolas do campo das redes municipais e estaduais. O principal objetivo é promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e kilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como em escolas de comunidades kilombolas. Assim, a ideia do programa é fortalecer a escola como espaço de vivência social e cultural.
Além de conferências e salas temáticas, também ocorreu a Feira de Trocas de Histórias e Práticas das Escolas do Campo e o Salão da Alternância, com apresentação das vivências do Tempo Comunidade do curso de Educação do Campo.
Na ocasião, estiveram presentes as escolas estaduais e municipais de Dom Pedrito, Piratini, Santana do Livramento, Candiota e Bagé.
Participaram Mariglei Dias e Fernando Aristimunho, integrantes do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa e Juliana Soares, coordenadora do Programa de Educação Antirracista da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).
Fonte: https://unipampa.edu.br/portal/programa-escola-da-terra-promove-encontro-de-escolas-do-campo-em-dom-pedrito#:~:text=Assim%2C%20a%20ideia%20do%20programa,Piratini%20e%20Santana%20do%20Livramento