Delegação de povos e comunidades tradicionais do Pampa irá a Brasília defender direitos e regularização de territórios

Delegação de povos e comunidades tradicionais do Pampa irá a Brasília defender direitos e regularização de territórios
In Notícias

No dia do bioma Pampa, 17 de dezembro, ocorreu a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, na sede da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em Porto Alegre, reunindo movimentos sociais, cooperativas e gestão pública.

Integrantes do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa participaram dos debates nesta etapa estadual: o pecuarista familiar tradicional do Pampa Fernando Aristimunho, as kilombolas Maria Leci Vieira e Vanuza Silveira Machado, os kilombolas Daniel Roberto Soares e Flavio Jesus Machado, a Yalorixá Lucia Clara Romero de Lima, o pescador artesanal Roberto Ribeiro Bertim, a cigana Rose Winter e a indígena Mbya Guarani Talcira Gomes. Fernando, Maria Leci, Roberto e Rose participaram enquanto delegadas e delegados.

Até a etapa estadual foram 19 conferências territoriais preparatórias, reunindo mais de 450 participantes dentre povos e comunidades tradicionais, agricultoras e agricultores familiares e assentadas e assentados da reforma agrária, com o objetivo de construir coletivamente políticas públicas para o campo. No território Pampa foram realizadas reuniões preparatórias e 2 conferências territoriais, que contaram com participação e propostas do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, uma em Uruguaiana e outra em Bagé.

Na Conferência Estadual cerca de 100 delegadas e delegados discutiram as propostas que serão levadas para a etapa nacional, marcada para março de 2026 em Brasília, dentre elas a situação fundiária e de acesso a direitos de povos e comunidades tradicionais, assistência técnica e extensão rural, reforma agrária, governança fundiária e transição agroecológica.

As 14 vagas destinadas à povos e comunidades tradicionais para participar da Conferência Nacional foram preenchidas, dando colorido e dando voz aos diversos modos de vida e culturas presentes no estado do Rio Grande do Sul.

Para a etapa Nacional estarão participando três integrantes do Comitê: o pecuarista familiar tradicional do Pampa Fernando Aristimunho, a kilombola Maria Leci Vieira e a cigana Sinti Rose Winter.