
Titulares e suplentes de 12 entidades da sociedade civil e 12 entidades governamentais são empossados para a nova gestão – Foto: Priscila Saraiva/ Ascom SJCDH
Conselheiros de doze entidades governamentais e doze entidades da sociedade civil integram o novo colegiado até 2027
Os kilombolas Nilo Dias e Daniel Roberto Soares – integrantes do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa – compõe o novo colegiado do CODENE-RS enquanto Conselheiros, titular e suplente, pela Associação Comunitária Quilombola do Algodão, localizada em Pelotas, RS.
O Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (CODENE/RS) empossou a nova gestão de conselheiros, na tarde desta segunda-feira (17/11), em cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), após processo eleitoral iniciado pela manhã.
O novo colegiado é composto por titulares e suplentes de doze entidades governamentais e doze entidades da sociedade civil com atuação na promoção da cidadania dos afro-brasileiros. Para garantir a pluralidade de representação, as vagas foram distribuídas nos seguimentos segmentos: educação; saúde; comunicação; cultura; juventude; quilombola; gênero; religiosidade; capoeira; carnaval; clubes negros e movimento negro.
A representante da Casa Africana Reino de Oxalá, Cláudia Dutra, foi eleita presidente órgão e a chefe da Divisão da Comunidade Negra, Quilombola e Povo de Terreiro da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Canaan Farias, foi escolhida como vice-presidente.
“É a primeira vez que uma casa de matriz africana é presidente desse conselho, isso revela muito sobre nós e sobre uma construção coletiva. O Movimento Negro Unificado apoia esse processo, que vai ser construído com várias mãos. A nossa ideia é construir debates a partir de comissões temáticas para ampliar o trabalho de todos e todas”, afirmou a presidente eleita, Cláudia Dutra.
A vice-presidente eleita agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade e confiança e reforçou o comprometimento da nova gestão na luta por diálogos construtivos, independente de diferenças de etnia e raça. “É discutindo, é conversando, é provocando que a gente constrói políticas públicas. Esperamos trazer resultados positivos para toda a nossa comunidade porque o conselho não vai tratar só da população negra, nós vamos trabalhar com cinco etnias”, salientou Canaan Farias.
A diretora do Departamento da Igualdade Étnico-Racial da SJCDH, Sanny Figueiredo, reiterou o compromisso do Governo do Estado na construção de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial. “Tenho certeza que o Conselho vai ser muito bem conduzido pelas mãos de duas mulheres. Com todos juntos, de mãos dadas, a gente consegue construir uma sociedade melhor, mais igualitária, equânime e antirracista”, destacou.
A subsecretária de Direitos Humanos, Inclusão, igualdade e Fraternidade da SJCDH, Samsara Nyaya, representou o secretário Fabrício Peruchin no evento. “Em nome do secretário Peruchin, eu parabenizo a nova gestão do CODENE e agradeço por todo esforço que nós tivemos juntos para conduzir as ações do Conselho até agora, principalmente no período de dificuldades das enchentes. Somos uma grande equipe e vamos continuar sendo parceiros”, frisou.
Os ex-presidentes do CODENE, Márcio Oliveira e José Antônio Silva, também participaram da cerimônia, que ainda contou com a presença da chefe da Divisão dos Conselhos da SJCDH, Fernanda Fernandes, e de servidores.
O CODENE
Criado em maio de 1988, o CODENE é uma instituição normativa, paritária, deliberativa e fiscalizadora que desenvolve estudos e propõe políticas públicas voltadas à comunidade negra. O órgão atua com objetivo de eliminar as discriminações nas áreas social, econômica, política e cultural.
Composição da nova gestão do CODENE/RS:
Direção Executiva
Presidente: Cláudia Rosana de Freitas Dutra – Casa Africana Reino de Oxalá
Vice-presidente: Canaan Farias – Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Secretário Executivo: Pedro Lucio Silveira – Associação Encruzilhadense de Capoeira Almirante João Candido
Tesoureiro: Marcus Vinicius Senger Mendes – Secretaria de Comunicação
Órgãos Governamentais
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária
Secretaria da Educação
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Casa Civil
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Secretaria de Desenvolvimento Social
Secretaria da Cultura
Secretaria da Saúde
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Secretaria da Segurança Pública
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional
Sociedade Civil
Associação Comunitária e Cultural Quilombo do Areal
Associação Comunitária Vovô Teobaldo
Associação Comunitária Quilombola do Algodão
Frente Negra Gaúcha
Associação Encruzilhadense de Capoeira Almirante João Cândido
Associação das Escolas de Samba de Canoas – AESC
Associação Quilombola Rincão da Faxina
Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora
Federação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Rio Grande do Sul
Federação Riograndense de Capoeira – FERGS
Associação Comunitária Remanescente de Quilombo da Armada
Casa Africana Reino de Oxalá



