VI Encontro de comunidades Kilombolas do Pampa: por direitos e visibilidade, afirmando nossas origens

VI Encontro de comunidades Kilombolas do Pampa: por direitos e visibilidade, afirmando nossas origens
blank
In Notícias

Nos dias 23 e 24 de agosto de 2024 ocorreu o VI encontro das Comunidades Kilombolas do Pampa, no Kilombo Ibicuí da Armada, localizado no município de Santana do Livramento.

O encontro teve como objetivo reunir algumas das comunidades Kilombolas presentes na região da campanha e fronteira oeste, visando que dessa forma as comunidades consigam ficar mais próximas e juntas fortaleçam as suas lutas por direitos. Além disso, o encontro também serviu como ponte informativa, onde as comunidades levaram as suas demandas e foram ouvidas.

Para discutir sobre direitos de pessoas e comunidades Kilombolas, foi convidado o assessor e professor Roberto Martins, do Instituto Federal do Paraná e coordenador do Núcleo de Defesa de Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais/NUPOVOS.

Algumas das principais demandas pautadas pelas comunidades foram os conflitos para acessar recursos destinados para as comunidades, como exemplo o recurso do deputado Paulo Paim; problemas com deriva de agrotóxicos; demora de demarcação de terras Kilombolas realizado pelo INCRA e; dificuldades com o projeto de construção habitacional ‘minha casa, minha vida’.

O convite para o encontro se estendeu para 15 comunidades Kilombolas, mas devido ao grande volume de chuvas ocorridas na região, muitas não conseguiram participar da atividade.

No encontro estavam presentes lideranças dos Kilombos Ibicuí da Armada, comunidade Rincão da Chirca de Rosário do Sul, Rincão dos Fernandes de Uruguaiana, e Corredor dos Munhoz de Lavras do Sul.

O evento foi organizado pela comunidade Kilombola Ibicuí da Armada e pelo Comitê de Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa. A comissão organizadora foi composta por Maria Leci Vaqueiro e Evelin Vaqueiro, do Kilombo Ibicuí da Armada e Mariglei Dias de Lima e Juliana de Lima Vijande, do Kilombo Rincão da Chirca. Além do Comitê, o encontro contou com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e do Instituto Koinós.

 

Por Juliana Vijande*

* jovem kilombola da comunidade Rincão da Chirca, Rosário do Sul e integrante do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.