Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa realiza seu 4º encontro

Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa realiza seu 4º encontro
blank
In Notícias
blank

Com o lema “PELA DEFESA DA PAMPA, SEUS POVOS SE LEVANTAM”, o 4º Encontro do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa foi realizado em Pelotas (RS), entre os dias 9 e 11 de setembro, com a participação de representantes das oito identidades socioculturais que compõem o Comitê. O encontro reuniu mais de 30 pessoas, entre indígenas Mbyá Guarani, Kilombolas, Povo de Terreiro de Matriz Africana, Pecuaristas Familiares, Povo Cigano, Povo Pomerano, Pescadoras Artesanais e Benzedeiras, de dez municípios do bioma Pampa: Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu, Porto Alegre, São Leopoldo, Viamão, Bagé, Quaraí e Uruguaiana.

Foi um momento de tratar dos desafios enfrentados pelas identidades frente à degradação do bioma por conta dos projetos de “desenvolvimento” e do descaso com o reconhecimento dos direitos de Povos e Comunidades Tradicionais, e também de olhar para os desafios sociais e políticos presentes nas comunidades locais, reafirmando o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa como um importante espaço de articulação intercultural e de resistência.

Durante o encontro, foi dialogado e acordada a participação do Comitê em editais, por meio de projetos, em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), como do Fundo Nacional do Meio Ambiente e Fundo Clima, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

blank

Fogueira, dança Cigana, música de raiz africana com tambor, berimbau e xequerê, artesanato das culturas negra e Mbyá Guarani, além de bandeiras e símbolos da sociobiodiversidade que compõem o Comitê, coloriram o 4º Encontro do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.

Foram muitos os momentos de partilha de conhecimentos, sentimentos e de fortalecimento espiritual, como na fala de Talcira, liderança Mbyá Guarani: “Entregue teu coração para o outro para ter força!…Vamos caminhar juntos, daí os problemas se somem!“.

A alimentação do encontro foi preparada por mulheres do Kilombo do Algodão, localizado em Pelotas. Todos os alimentos foram produzidos de forma agroecológica, fornecidos pela Feira Kilombola Akotirene, que ocorre semanalmente aos sábados, próximo ao Mercado Público de Pelotas.

No último dia, foi realizada uma visita à Colônia de Pescadoras e Pescadores Z3, à beira da Lagoa dos Patos, que tem sofrido a pressão de projetos que pretendem implementar parques eólicos que afetarão os territórios tradicionais da pesca artesanal e, consequentemente, todo seu modo de vida tradicional.

O encontro finalizou quando, na tarde do dia 11, em um exercício coletivo, o grupo acompanhou a votação, em um ambiente virtual, do processo eleitoral ao Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT).