Com o tema “Década dos afrodescentes 2015 a 2024” foi aberto o processo da VI Conferência Municipal de Igualdade Racial. A pré-conferência foi realizada na sexta-feira, dia 17 de setembro, na Câmara de Vereadores em formato híbrido (virtual e presencial). As Ciganas Tisianne Naujorks e Rose Winter, integrantes do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, participaram do evento apresentando o Comitê, o livro Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa e a revista Pampa, é aqui que a gente vive.
O senador gaúcho Paulo Paim (PT) também participou, por meio de vídeochamada, enumerando alguns dos projetos de lei aprovados no Senado em 2020 no combate ao racismo estrutural no Brasil. “Precisamos discutir, elaborar e implantar políticas públicas integradas que combatam o racismo estrutural no nosso país”, declarou.
A conferência municipal de igualdade racial de São Leopoldo acontecerá no dia 20 de novembro. Este é um espaço para que a população e coletivos de povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais possam debater e definir, de forma participativa, sobre as políticas prioritárias para seus segmentos.