Comunidade kilombola Vila da Lata denuncia violações de direitos

Comunidade kilombola Vila da Lata denuncia violações de direitos
blank
In Notícias

blank

Vila da Lata é a comunidade Kilombola localizada mais ao sul do Brasil, no interior do município de Aceguá, no bioma Pampa, na divisa com o Uruguai. É lá que o Brasil começa ou termina! Fato é que está esquecida pelos gestores públicos devido ao racismo estrutural e cotidiano.

Assim, a comunidade vem tentando denunciar o abandono em que se encontra. Mais recentemente, com apoio de uma equipe composta por integrantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS  – Ecos do Pampa), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais, foi feito um diagnóstico participativo durante o primeiro semestre de 2024, reuniões com a Prefeitura Municipal e com procuradores da 6ª Câmara do Ministério Público Federal (MPF), nos meses de junho e julho, buscando dar visibilidade às inúmeras violações de direitos que a comunidade vem sofrendo.

Dentre as violações mais graves estão a insegurança alimentar, insegurança sanitária, devido à precariedade do saneamento básico e a falta de transporte público. Isso sem falar na negação de seu direito ao território tradicional. O processo de demarcação, já iniciado, está parado no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e há necessidade de ser retomado.

Acesse aqui o Relatório do Diagnóstico Participativo (DRP) da Comunidade Kilombola Vila da Lata, 2024.