Por Staël Soraya dos Santos Rosa e Lucia Clara Romero de Lima*
No dia 06 de setembro, o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Uruguaiana em parceria com o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, realizou o evento “A Rua, a Praia e a Mata são espaços sagrados: a relação entre os Terreiros e o Meio Ambiente” no município de Uruguaiana, RS. O evento contou com a participação do Babalorixá Hendrix Silveira, professor, escritor, com atuação junto ao Conselho Estadual do Povo de Terreiro do RS e à Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (RENAFRO), além de ser atual presidente do Egbé Òrun Ayé – Associação Afrobrasileira para Estudos Teológicos e Filosóficos das Culturas Negras.
Também contou com a participação de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Karoline Santoro e Jorge Bofill que trataram do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, previsto para 2027, e que incluirá povos e comunidades tradicionais.
O Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Uruguaiana e o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa atuam na defesa de direitos e enfrentamento ao racismo institucional e violência religiosa contra comunidades tradicionais de matriz africana, e entendem que conhecimento e educação são antídotos para a intolerância, o racismo e negação da identidade negra africana.
Somos imensamente gratas à todas e todos que contribuíram para o êxito do evento, especialmente funcionários do IBGE e Bàbá Hendrix Silveira que dividiram pesquisas e experiências com as pessoas participantes do evento.
Á dupé!
* Integrantes do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Uruguaiana e do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.