Notícias

Membra do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa é empossada no Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais
blank
In Notícias

No dia 05 de agosto, por videoconferência, Gabrielle Ücker Thum, membra do Grupo Gestor do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, foi empossada na nova gestão do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) para a gestão 2021 a 2023.  Ela foi eleita como suplente ao CNPCT, representando o Povo Pomerano por meio da Associação Pomerana de Pancas (APOP).

O evento contou com a presença da Ministra Damares Alves, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Paulo Roberto, Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR)  e dos representantes das organizações da sociedade civil eleitas para as vagas do conselho.

No ato ocorreu a eleição da Presidência do Conselho, que deve ser exercida pela sociedade civil. Foi eleito Carlos Alberto Pinto dos Santos representante da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos e Comunidades Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM), do segmento Extrativistas Costeiros e Marinhos.

Para o Comitê é importante estar presente no CNPCT, por entender ser um espaço fundamental e estratégico de articulação, debates, fortalecimento e trocas de saberes, construção de soluções junto do governo federal. Também, é um espaço de fortalecimento mútuo e troca de experiências e saberes.