Comitê Gestor da PNGTAQ tem reunião no Rio Grande do Sul

Comitê Gestor da PNGTAQ tem reunião no Rio Grande do Sul
In Notícias, Sem Categoria

Foto: site CONAQ*

A quinta reunião ordinária do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ) foi realizada entre os dias 26 e 29 de janeiro, na Comunidade Quilombola Armada, localizada no município de Canguçu, RS.

A reunião teve o objetivo de avançar no debate sobre a implementação e o fortalecimento da política PNGTAQ, coordenada pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR). A PNGTAQ se propõe a ser um instrumento fundamental para garantir a dignidade dos territórios kilombolas, respeitando seus modos de vida, saberes ancestrais e a autonomia das comunidades.

O encontro reuniu integrantes do Comitê Gestor da PNGTAQ de diversas regiões do país, integrantes da Federação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Rio Grande do Sul (FACQ-RS) e Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), representantes do Governo Federal, o secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Povos Ciganos do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ronaldo Santos e a Diretora do Departamento de Reconhecimento, Proteção de Territórios Tradicionais e Etnodesenvolvimento (MDA), Isabela Cruz.

O Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais esteve presente, por meio dos kilombolas Daniel Roberto Soares e Nilo Dias, que também estiveram representando as comunidades e os coletivos locais e regionais que integram.

* Fonte: CONAQ