Lançamento na sede do CAPA Pelotas

In Notícias on
Lançamento na sede do CAPA Pelotas

Lançamento na sede do CAPA Pelotas

imagem

No dia 11 de novembro de 2016, em um evento festivo na sede do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), em Pelotas (RS), foi realizado um lançamento regional da publicação Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, elaborada pelo Comitê de Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, pela Fundação Luterana de Diaconia e pela Articulação Pacari, em parceria com o CAPA, com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), com a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC) e com a Associação Pomersul. 

A publicação, elaborada entre 2015 e 2016, a partir de uma construção coletiva e participativa, traz aspectos relacionados aos modos de vida, saberes tradicionais, território tradicional e desafios atuais de oito identidades sociais presentes no bioma Pampa: Pecuaristas Familiares, Comunidades Quilombolas, Pescadoras e Pescadores Artesanais, Benzedeiras e Benzedores, Povo Pomerano, Povo Cigano, Povo de Terreiro e Povos Indígenas.  

Aspecto muito presente na obra é a diversidade dos ecossistemas e paisagens do Pampa e a importância destas identidades sociais na manutenção da biodiversidade do bioma, ainda pouco conhecido, pouco valorizado e muito degradado. O Pampa é o segundo bioma mais devastado do Brasil, perdendo apenas para a Mata Atlântica. Em 2008, restavam 36% da área com cobertura original. 

Estiveram presentes no evento integrantes do Comitê de Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, Nilo Dias e Adriana da Silva Ferreira, representantes de Comunidades Quilombolas, e Rosecler Winter representante do Povo Cigano, além da coordenação e equipe da FLD e do CAPA. Cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento, vindas dos municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu e São José do Norte. Entre essas, representantes de Comunidades Quilombolas, da Colônia de Pesca e Associação de Pescadoras e Pescadores Artesanais, da Associação de Mulheres Rendeiras, do Grupo de Capoeira Filhos da Roda – e muitos grupos e pessoas que participaram das entrevistas que deram origem ao livro. Também estavam presentes representantes da EMBRAPA-Pelotas, do SINTRAF-SUL, da Câmara de Vereadores de Pelotas, além da deputada estadual, Miriam Marroni, e da pastora sinodal do Sínodo Sul-Rio-Grandense da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastora Roili Borchardt. 

O evento contou com dança afro, dança cigana, roda de capoeira, além de um almoço com pratos típicos da culinária afro, quilombola, pomerana, e deliciosas tainhas assadas por Pescadoras e Pescadores Artesanais.