Notícias

​Comitê participa do IX Encontro Regional Sul de História Oral
blank
In Notícias

​Comitê participa do IX Encontro Regional Sul de História Oral

blank

O IX Encontro Regional Sul de História Oral foi realizado em Porto Alegre, nas dependências do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC), entre os dias 20 e 23 de agosto. Promovido pela Associação Brasileira de História Oral em parceria com o CHC, contou com o apoio de universidades e instituições de memória dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Encontro, que teve como tema “História Oral: democracia, direitos e diversidade”, reuniu diversas pessoas e organizações que trabalham com História Oral, nas academias, escolas e centros de memória, como arquivos, museus e outras instituições culturais.

O Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa teve visibilidade neste Encontro, através do lançamento do livro “Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa”, onde Rosecler Winter, do Povo Cigano, representou o Comitê na sessão de lançamento de livros e autógrafos, realizado no dia 20. No Simpósio Temático 03 – “Povos e Comunidades Tradicionais: memórias, narrativas e fontes”, realizado no dia 22, o trabalho oral intitulado “Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa: processo de visibilidade e de defesa de direitos” foi apresentado, por Juliana Mazurana, da FLD. O Simpósio Temático – coordenado pelo Pomerano Carmo Thum, professor da FURG – teve o intuito de fortalecer a compreensão das narrativas orais como fonte histórica, e da memória como história dos Povos e Comunidades Tradicionais.