CODENE recebe o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa

In Notícias on
CODENE recebe o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa

CODENE recebe o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa

imagem

Estiveram presentes em reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra – CODENE, no dia 10 de agosto, Patrícia Rodrigues (Yalorixá Patrícia de Oyá) e Rosecler Winter, representantes do Povo de Terreiro e do Povo Cigano no Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, além de Juliana Mazurana, pela FLD. A intenção foi a de apresentar e aproximar o Comitê deste Conselho Estadual, já que há pautas em comum, especialmente quanto à visibilidade e defesa de direitos do povo negro, quilombola, do povo de terreiro, e que se aproximam também das pautas de demais segmentos de Povos e Comunidades Tradicionais.

O preconceito, o avanço do agronegócio e a expansão imobiliária sobre seus territórios tradicionais são algumas das diversas e constantes ameaças aos seus modos de vida. Outra ameaça que tem preocupado bastante é em relação à mineração. Neste sentido, o Comitê relatou suas preocupações em torno do projeto “Caçapava do Sul” da Votorantin e Iamgold, do projeto “Três Estradas” da empresa Aguia Metais e do projeto “Retiro”, da empresa Rio Grande Mineração (RGM). Além destes há diversos outros projetos de mineração previstos para o estado, em especial no bioma Pampa. Apenas os três projetos acima citados pretendem minerar chumbo, cobre, zinco, prata, ouro, fosfato, titânio, zircônio nos municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, Dom Pedrito, São José do Norte, impactando diversos outros municípios, que estão nas bacias hidrográficas e rotas de transporte dos minérios.

Conselheiras e conselheiros do CODENE colocaram seu interesse em aprofundar o diálogo sobre a temática da mineração em conjunto com o Comitê, com possibilidade de emitir um posicionamento em breve.