Violações sofridas por povos e comunidades tradicionais são apresentadas na Campanha da Fraternidade

In Notícias on

Violações sofridas por povos e comunidades tradicionais são apresentadas na Campanha da Fraternidade

imagem

A Campanha da Fraternidade 2018 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá como tema “Fraternidade e superação da violência”. Para promover o debate em torno desta temática complexa, foi realizada uma atividade de formação, aberta ao público, na Livrarias Paulinas, em Porto Alegre (RS), no dia 27 de novembro de 2017. Amilton Cesar Camargo, representante quilombola no Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, foi uma das assessorias deste seminário.

Amilton trouxe o contexto de violações sofridas por estes povos e comunidades, especialmente no bioma Pampa, cada vez mais ameaçado pela expansão agrícola, monocultivos, agrotóxicos e pela mineração.

Também assessoraram o evento: a deputada federal Maria do Rosário; Dr. Jacques Alfonsin; Dr. Roque Reckziegel, coordenador adjunto da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS; Dr. Professor Clemildo Anacleto, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos; Irmã Imelda Maria Jakoby da Pastoral Carcerária; Diego Ferreira, agente da Segurança Pública do RS e membro da Associação dos Agentes da Lei contra a Proibição (LEAP BRASIL).