Notícias

Exposição de imagens – Campanha Comida é Patrimônio
blank
In Notícias

imagem

Em 2015, o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) iniciou a campanha Comida e Patrimônio nas redes sociais. No decorrer do ano, desdobrou-se em oficinas criativas e uma exposição itinerante, com passagens pelo Rio de Janeiro, Brasília e Buenos Aires, na Argentina.

A campanha é uma estratégia de comunicação, ação e debate, com a finalidade de estreitar os vínculos entre cultura, arte e Segurança Alimentar e Nutricional.  Os objetivos são estimular a população a repensar a relação com os alimentos e lutar por um sistema alimentar mais justo, equitativo, saudável, sustentável e solidário.

O fórum busca valorizar a identidade alimentar, presente nas ricas regionalidades culinárias do país, bem como nas dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas. Em 2016, foi lançada a segunda fase intitulada “Ocupe a cultura alimentar”, em que as provocações foram construídas pela estética da colagens.

Atualmente está na terceira fase denominada Comida é Patrimônio: celebremos o Brasil e seus mundos de vida!, uma exposição fotográfica que conta com monóculos com imagens de diversas regiões do Brasil, sobre um mapa do país. Imagens de representantes Quilombolas, de Povos Indígenas e de Pecuaristas Familiares do bioma Pampa integram a exposição que é itinerante. Esta terceira fase foi inaugurada no mês de abril em Brasília e deve seguir para a Argentina.

Leia mais no Observatório Brasileiro de Hábitos AlimentaresComer pra quê?

Foto: Facebook Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Fbssan