Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa participa de formação sobre a Lei da Biodiversidade

Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa participa de formação sobre a Lei da Biodiversidade
blank
In Notícias
blank

Com o objetivo de entender os mecanismos que incentivam a bioeconomia e a exploração dos territórios e dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, entre os dias 12 a 15 de dezembro, em Florianópolis (SC), integrantes do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa participam da oficina de formação sobre a Lei 13.123/2015 (Lei da Biodiversidade), que trata da Repartição de Benefícios ao Conhecimento Tradicional Associado. Estiveram a Cigana Rose Winter, o Kilombola Daniel Roberto Soares, a Yalorixá Luli de Oxum e o Pecuarista Familiar Tradicional do Pampa Fernando Aristimunho.

blank

A formação foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Secretaria Nacional de Bioeconomia e do Departamento de Genético e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com participação de lideranças da Rede de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil.

Esta é a quinta oficina realizada que chega à região Sul do Brasil, reunindo lideranças indígenas, kilombolas, de Povos e Comunidades Tradicionais, de assentadas e assentados da reforma agrária e agricultoras e agricultores familiares.

No dia 15 de dezembro, será realizada uma formação sobre farmacopeia popular, buscando dar visibilidade aos saberes e conhecimentos tradicionais associados às ervas medicinais, nos diversos territórios das comunidades tradicionais da região Sul do Brasil.