Documentário Sobreviventes do Pampa aborda o Bioma Pampa a partir das vozes dos Povos e Comunidades Tradicionais no Festival de Cinema de Gramado

Documentário Sobreviventes do Pampa aborda o Bioma Pampa a partir das vozes dos Povos e Comunidades Tradicionais no Festival de Cinema de Gramado
blank
In Notícias
blank

Crédito: Divulgação ATAMA FILMES

Uma parceria entre o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa e ATAMA FILMES levará lideranças comunitárias de Povos e Comunidades Tradicionais do bioma Pampa e assentadas e assentados da reforma agrária ao 51º Festival de Cinema de Gramado, em Gramado (RS), para acompanhar a estreia do documentário Sobreviventes do Pampa, que será realizada dia 17 de agosto.

Assista ao trailer do documentário:

O grupo, formado por mais de 30 lideranças, irá promover uma Mostra Cultural no município, a partir das 9 horas, no local “Caminho da Cidadania”, localizado junto à Câmara Municipal de Vereadores, onde haverá exposição e comercialização de artesanatos e produtos da sociobiodiversidade do Bioma Pampa, além do lançamento do livro “Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa”.

A iniciativa tem o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS).

Produzido pela ATAMA FILMES, sob a direção de Rogério Rodrigues, o documentário Sobreviventes do Pampa fará sua estreia às 14h, com exibição no Palácio dos Festivais. A entrada é gratuita. O longa-metragem conta histórias dos povos e comunidades tradicionais do Pampa, apresentando a sociobiodiversidade do Bioma e as ameaças à sua existência devido à sua acelerada degradação.

O filme é um mosaico de 35 entrevistas, sendo 28 delas com pessoas do campo, em sua maioria oriundas e oriundos de comunidades tradicionais que integram o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa. O documentário apresenta um recorte dos diferentes olhares dessas singulares identidades sociais que, pelos seus usos e modos de vida, cuidam e preservam os ecossistemas que compõem o Bioma.

O longo-metragem ainda conta com a participação de sete renomadas pesquisadoras e renomados pesquisadores com trabalhos de pesquisa relacionados à sociobiodiversidade do Bioma Pampa, e foi realizado em 13 cidades do estado do Rio Grande do Sul, situadas no Bioma Pampa: Alegrete, Bagé, Barra do Ribeiro, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Quaraí, Santa Maria, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Miguel das Missões, Tapes e Uruguaiana.

O filme Sobreviventes do Pampa foi contemplado no Edital SEDAC 05/2019 FAC Pró-Cultura RS, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, onde foi classificado em 1º lugar na finalidade Produção de Longa-metragem.