NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO
blank
In Notícias
blank

O COMITÊ DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PAMPA vem a público manifestar veemente repúdio e denunciar ao Ministério da Cultura os atos de VIOLÊNCIA, DESRESPEITO, RACISMO e PRECONCEITO, os quais consideramos como XENOFOBIA, cometidos sobre nossa representante, a delegada de Cultura Cigana Rose Winter, na 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília durante os dias 4 a 8 de março de 2024. 

“Fui atacada de várias formas, como mulher, como cigana, como Coordenadora do Colegiado de Culturas Populares do RS e como Gestora do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa. Mais uma vez, a MULHER CIGANA não teve voz ou ajuda.

No primeiro dia de trabalho, no Eixo 4 GT 8, no qual estávamos discutindo as políticas de cultura para Povos e Comunidades Tradicionais, fui ofendida verbalmente pela delegada de Cultura Camila Cabeça, representante do estado do Acre, e as coordenadoras da mesa (Thais Werneck e Gisele) não se posicionaram.

No segundo dia de trabalho do Eixo 4 GT 8, durante o intervalo da manhã, fui acusada pelo Pai Geová, delegado de Cultura representante do estado do Espírito Santo, de ter pego sua sacola, contendo carregador, remédios e documentos. Quando fui chamada pelos meus colegas de colegiado para ir até onde estava o Pai Geová, de posse da minha sacola, que continha meus remédios, meus documentos, meu dinheiro e também meu carregador, entre outros pertences particulares.

Depois de mais de uma hora de constrangimento, passando inclusive do horário de tomar meu remédio da pressão, às 11h foi encontrada a sacola dele numa cadeira da sala que ele mesmo havia colocado. Lembrando que, a minha sacola, QUE ELE LEVOU, estava embaixo da minha cadeira. Mais uma vez a mulher cigana como alvo de um possível crime.

Se isso não bastasse, nesse mesmo dia de reuniões de grupos, a delegada Camila Cabeça, do Acre, veio novamente na minha direção me ofendendo de várias formas. Nesse momento, as responsáveis pela mesa (Thais e Gisela) foram até ela e a repreenderam. Também tive apoio da nossa delegada de Cultura da delegação do RS Consuelo.”

Nós, do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, sustentados na ancestralidade de cada Povo e Comunidade Tradicional, acreditamos na interculturalidade e diversidade que existe neste país e pedimos JUSTIÇA, RESPONSABILIZAÇÃO e PUNIÇÃO de representantes, da delegada de Cultura, senhora Camila Cabeça, do estado do Acre, e do delegado de Cultura Pai Geová, do estado do Espírito Santo.   

POR UM BRASIL SEM XENOFOBIA E INTERCULTURAL.

Bioma Pampa, março de 2024. 

___________________________________

Cigana Rose Winter

Coordenadora do Colegiado de Culturas Populares do Rio Grande do Sul.
Gestora do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.
Formada em Operadora de Direitos Étnicos e Coletivos de Povos e Comunidades Tradicionais pelo IFPR/2016.