Coalizão do Pampa repudia Projeto de Lei que retira proteção ambiental dos campos nativos

Coalizão do Pampa repudia Projeto de Lei que retira proteção ambiental dos campos nativos
blank
In Notícias
blank

O Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa assina carta da Coalizão pelo Pampa que manifesta preocupação com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 364/2019 na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.

O PL, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), com relatoria de Lucas Redecker (PSDB-RS), e com o texto substitutivo aprovado, elimina a proteção ambiental da vegetação nativa nas chamadas “áreas não florestais” em todo o país, expondo os campos nativos dos biomas brasileiros à conversão para expansão agrícola.

“Os campos e savanas correspondem a 27% da área original do Brasil, e grandes extensões desses ambientes serão diretamente impactados em todos os biomas brasileiros caso esse PL seja aprovado. As metas de conservação da biodiversidade, redução das emissões de gás carbônico e mitigação das mudanças climáticas, estarão seriamente comprometidas com este golpe mortal à Lei de Proteção à Vegetação Nativa.”, diz a carta.

A Coalizão pede mobilização para que o Senado barre o PL e pergunta “a quem interessa que os campos nativos sejam apagados do mapa e riscados da legislação ambiental brasileira?”.

Leia a Carta na íntegra.