Livro Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa é lançado no 3º CIPIAL

Livro Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa é lançado no 3º CIPIAL
blank
In Notícias

blank

O 3º CIPIAL (Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina) é um congresso autônomo, de livre iniciativa de investigadores de diversos países, que conta com duas instâncias organizadoras: o Comitê Científico Internacional e a Comissão Organizadora Local, variando essa última a cada edição do congresso. Reúne pesquisadores indígenas e não indígenas de diversas áreas do conhecimento (a exemplo da agronomia, antropologia, biologia, educação, geografia, história, linguística dentre outras), para o intercâmbio de ideias e estudos, a discussão sobre diferentes epistemologias, abordagens teóricas e metodológicas, além de experiências de Investigação Ação Participativa (IAP) junto a povos indígenas da América Latina.

A primeira edição do congresso foi realizada em 2013, em Oaxaca, no México. A segunda ocorreu em 2016, na cidade de Santa Rosa, na Argentina. O 3o CIPIAL foi realizado nos dias 3 a 5 de julho de 2019, em Brasília – DF, Brasil, com o tema central “Trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafios comuns”.

No final do encontro, foi lançado um manifesto – leia aqui.

Carmo Thum, do Povo Pomerano, representou o Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa no 3º CIPIAL, onde participou da sessão de lançamento do livro “Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa”, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Brasília (UnB).